Cai liminar do DF que impedia posse de Lula; AGU chama juiz de "engajado" contra Dilma

Caça a Lula
Typography

Itagiba Catta Preta suspendeu a posse como ministro do ex-presidente Lula

Da Agência Brasil
Atualizada às 22h57

A liminar do juiz que vai à manifestação contra o governo Dilma Rousseff, Itagiba Catta Preta Neto, uma das que suspendem a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi cassada na noite desta quinta (17) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro.

A posse foi suspensa na manhã desta quinta pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, durante a posse de Lula, realizada no Palácio do Planalto também pela manhã.

Leia mais:

Críticas a Lula sobre foro privilegiado são ofensa ao STF, avalia jurista

Colunistas

PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE

No despacho, o juiz disse que “a posse e o exercício no cargo podem ensejar intervenção, indevida e odiosa, na atividade policial, do Ministério Público e mesmo no exercício do Poder Judiciário, pelo senhor Luiz Inácio Lula da Silva”. No recurso, a AGU alegou “ausência de imparcialidade objetiva” do juiz federal.

A decisão do TRF1 alcança apenas a decisão do juiz Itagiba. Outra liminar proferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro também barrou a posse de Lula.

Argumento da AGU

Para o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, Catta Preta tem se “engajado” contra o governo Dilma.  “Conforme apresentamos ao TRF, esse magistrado, contra o qual, pessoalmente, temos apenas que fazer elogios, tem se engajado publicamente em uma militância política contra o governo Dilma Rousseff. Não foram poucas as mensagens desse magistrado na questão relativa a um posicionamento pelo fim do governo Dilma Rousseff”, disse Cardozo, mais cedo, em entrevista coletiva à imprensa.

Logo após Catta Preta conceder a liminar circularam nas redes sociais cópias de posts em que o juiz defendia a saída de Dilma, além de selfies em manifestações da direita.

 

Artigos Relacionados

Moro impõe sigilo à lista de políticos que receberam dinheiro da Odebrecht Moro impõe sigilo à lista de políticos que receberam dinheiro da Odebrecht
INTERESSES A lista cita políticos da oposição e do governo que receberam repasses da empreiteira...
STF tira de Moro fatia da Lava Jato que tenta envolver Lula STF tira de Moro fatia da Lava Jato que tenta envolver Lula
JUDICIÁRIO A decisão do ministro Teori Zavascki não anula a suspensão de Lula como ministro...
Gilmar Mendes suspende posse e processo volta para Moro Gilmar Mendes suspende posse e processo volta para Moro
INSTÂNCIAS Na mesma decisão, Mendes decidiu que os processos que envolvem Lula na Operação Lava...

Leia mais

Correio Caros Amigos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×