Metalúrgicos do ABC usam futebol para explicar retirada de direitos por Temer

Caros na rede
Typography

'Quando se junta no ataque, a conquista do trabalhador é certa', diz narrador sobre gols marcados pelos trabalhadores

Por Redação

Temos que ganhar esse jogo contra a retirada de direitos dos trabalhadores

 

PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE

Sindicato dos Metalúrgicos do ABCpublicou um vídeo nas redes sociais mostrando como o governo de Michel Temer avança contra direitos da classe trabalhadora. O material é uma forma de informar e mobilizar os trabalhadores contra as reformas trabalhistas, defendidas pelo governo Temer. Em linguagem didática, toda a exposição é mostrada  em uma partida de futebol para entender o que "está em jogo".

No começo da "partida", o time dos trabalhadores está no ataque e logo marca o primeiro gol: Fundo de Garantia, direito a férias e a 13º salário. "Quando se junta no ataque, a conquista do trabalhador é certa", diz o narrador.

Em mais um ataque, o time dos trabalhadores marca um novo gol, agora representado pela licença-maternidade e o adicional de insalubridade. Entretanto, após o lance, o comentarista do vídeo alerta para uma nova tática utilizada pelo time dos patrões para frear os avanços dos trabalhadores. "Tem uma movimentação aqui. O time dos patrões estão chamando reforços e vão tentar uma tática nova: a reforma trabalhista."

"Agora vem os patrões fazendo acordo no Congresso, uma tabelinha com o governo e em apenas um ataque eles vão retirando diversas conquistas dos trabalhadores", narra o locutor. Após a jogada, o placar favorável dos empregados diminui com o fim do Fundo de Ggarantia, o direito a férias e o aumento da jornada de trabalho. "A regra é clara! Só vão tirar os direitos, se a reforma trabalhista passar no Congresso", alerta.

No encerramento, o vídeo afirma que com a proposta do governo Temer, as negociações entre patrões e empregados serão "ainda mais injustas", pois irão tirar diversos direitos garantidos na CLT e na Constituição Federal.

Artigos Relacionados

Vídeo: desabafo da agricultora Vídeo: desabafo da agricultora
 DESABAFO Agricultora desafia políticos a sentirem na pele o que é o trabalho no campo....
Vídeo: Vídeo: "Eles não vão jogar nossos direitos no lixo"
DIREITOS NO LIXO Vinheta lembra que direitos trabalhistas e previdenciário estão em risco no...
Indígenas protestam por demarcação de terra em Brasília Indígenas protestam por demarcação de terra em Brasília
VIOLÊNCIA Ato com mais de três mil indígenas termina com repressão em frente ao Congresso...

Leia mais

Caros nas redes

Para acompanhar a “vida” e o que acontece nas redes sociais, Caros Amigos lança a seção “Caros nas Redes”. A ideia é publicar e postar, à parte do conteúdo jornalístico, os principais assuntos da internet, além de memes, vídeos, compartilhamentos de coletivos de ativistas e tudo o mais que acontecer na web.

Correio Caros Amigos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×