Kinsey - Vamos falar de sexo

Padre Beto
Typography

 

Kinsey - Vamos falar de sexo

Por Padre Beto

Liam Neeson estrela como Kinsey, que mudou a cultura norte-americana de maneira irreversível em 1948 com seu livro Sexual Behavior in the Human Male (O comportamento sexual do homem). Entrevistando milhares de pessoas sobre os aspectos mais pessoais de suas vidas, Kinsey aliviou o peso do silêncio e da vergonha de uma sociedade em que as práticas sexuais eram na maior parte ocultas. O trabalho provocou um dos mais intensos debates culturais do século passado – um debate que se estende até os nossos dias. Utilizando as próprias técnicas das famosas entrevistas sexuais do cientista, o filme de Bill Condon “Kinsey — Vamos Falar de Sexo” descreve sua trajetória extraordinária do anonimato à fama mundial.

É inacreditável perceber que no início do século 21 os seres humanos ainda possuem dificuldades em falar sobre sua sexualidade e suas práticas sexuais. Que o ser humano construiu uma idealização sobre as nossas genitálias isto é fato, mas que em nossa época ainda se mantenha o tabu sobre o sexo e a sexualidade é simplesmente absurda. Nós somos seres sexuados e nossa sexualidade pertence a nosso desenvolvimento como pessoas humanas. Para nós, seres humanos, falar sobre sexo deveria ser o mesmo que falar sobre alimentação, prática de exercício físico ou sobre lazer nos finais de semana. Afinal, sexo é saúde, relacionamento e vida.

 

Leia mais:

PUBLICIDADE

Por volta da meia-noite

Um peixe chamado Wanda

Pecado da carne

O sexo como toda sexualidade é algo extremamente natural como qualquer outro aspecto da vida. Se os jovens fossem criados em um ambiente no qual o tema sexo fosse abertamente discutido, com certeza teríamos pessoas muito mais felizes consigo mesmas e em seus relacionamentos. Uma das primeiras coisas que precisamos entender sobre sexo é que sua função não é somente a reprodução. Com Freud e depois todo o desenvolvimento da psicologia e da medicina provou-se que a reprodução é uma função pequena frente a todo bem que a sexualidade pode oferecer ao ser humano. Nós nascemos sexuados e desde os primeiros momentos de vida buscamos o prazer sexual. Este é uma necessidade que nos serve para o equilíbrio hormonal e psicológico. Com o desenvolvimento da criança vem o despertar da sexualidade genital e a atração pela outra pessoa. Se os adolescentes e jovens compreendessem que o prazer sexual pode ser desfrutado com consciência e clareza não teríamos tantas jovens engravidando tão cedo e sem o preparo para criar uma criança.

A natureza nos deu a libido e a inteligência para usufruirmos desta libido com prazer e lucidez. A questão é buscar as informações sobre sexo e sexualidade no lugar certo. Aqui é bom lembrar que a Bíblia não é um livro de ciências e muito menos um livro que conhece a sexualidade humana. Como eu não posso buscar informações sobre a origem do nosso universo no livro do Genesis, eu não posso buscar informações sobre a minha vida sexual nos outros livros bíblicos. Caso contrário, viverei como o homem da Antiguidade que pensava que o sêmen masculino é uma miniatura de gente que seria depositado na mulher que, por sua vez, tinha a função de ser uma simples incubadora. Eu preciso buscar informações sobre a sexualidade com pessoas do século 21 que são especialistas no assunto e discutir sexo com a família, com os amigos, com os professores. Nós construiremos uma sociedade saudável quando compreendermos que pureza não tem nenhuma relação com sexo. Pelo contrário, muitas vezes, pessoas impuras são as pessoas castas que acabam sendo frustradas sexualmente e desenvolvendo a inveja, o autoritarismo, a hipocrisia ou a falsidade. Portanto, viva sexualmente e seja saudável!

 


 Padre Beto é Escritor, Cronista, Filósofo. Formado em direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), em história pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e em teologia pela Ludwig-Maximillian, de Munique (Alemanha).

Artigos Relacionados

O homem elefante O homem elefante
REFLEXÃO Os seres humanos de uma sociedade de consumo vivem em um universo, no qual a imagem...
Hannah e suas irmãs Hannah e suas irmãs
COLUNA "Quando o mundo perfeito de Hannah é silenciosamente sabotado pela rivalidade fraterna, ela...
Clube dos cinco Clube dos cinco
ARTIGO Leia artigo de Padre Beto sobre o filme Clube dos Cinco (Foto: Reprodução)   Clube...

Leia mais