Typography

ENCARTE EDUCAÇÃO

EDITORIAL

A NOVA ESCOLA BRASILEIRA

A educação pública no Brasil é um tema difícil de ser tratado adequadamente. O senso comum costuma julgar que nosso sistema público de ensino é ruim e ponto fi nal. Sem distinguir municípios, estados e o governo federal, esse julgamento negativo fortalece a descrença na escola como elemento essencial da formação crítica e da emancipação dos brasileiros e contribui para que a própria população que utiliza a educação pública no geral a desqualifique. As consequências dessa realidade equivocada são trágicas para a maioria, mas interessam muito a alguns.

Neste encarte especial da revista Caros Amigos, o futuro da educação no país é debatido de maneira franca, longe das opiniões comuns e com argumentos ancorados no trabalho de alguns dos maiores especialistas da área. O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Roussef em junho de 2014, traz uma nova visão da escola, com um modelo possível, similar ao que há de mais moderno sendo utilizado hoje no mundo.

Preservando as identidades culturais de cada local e região, o novo PNE permite que a sociedade veja a escola com outros olhos, inserida no dia a dia de cada bairro, traduzindo os problemas e os sonhos da comunidade que vive em seu entorno, buscando melhorar sua qualidade de vida. Aqui, a Caros Amigos aborda as regras e a estrutura do PNE, os desafi os políticos a serem vencidos para que seja implantado com sucesso, incluindo aí a superação do lobby das instituições de ensino particulares, com forte representação no Congresso Nacional. A reportagem também contemplou as questões de orçamento para que o PNE seja conduzido com êxito, a aprovação dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) revertidos para a área do ensino público, bem como os papéis imprescindíveis da cultura e da educação integral nessa nova realidade escolar - que já são potencializados pelos programas Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas.

O encarte traz ainda artigo de Marcos Cordiolli, secretário da Cultura da cidade de Curitiba, que trabalhou com afinco os aspectos relevantes com relação à cultura e à educação integral durante os debates que permitiram a construção do Plano Nacional de Educação; além de entrevista com a professora Jaqueline Moll, uma das maiores especialistas do país nesta área.

O leitor também poderá conhecer um caso de grande sucesso educacional na cidade de Campinas, acompanhando a reportagem sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emef Oziel Alves Pereira, que vem conseguindo despertar o interesse dos alunos e de toda a comunidade local por meio da descoberta de uma uma identidade cultural própria.

Boa leitura!

Para acessar o conteúdo clique aqui

Esse encarte faz parte da edição 223 da revista Caros Amigos (out/2015) e foi produzido em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal do Ceará.

Para comprar a versão impressa clique aqui

Publicidade
Leia mais
×