Caros Amigos circula com livro "O Brasil da Inovação"

Institucional
Typography

CA194-CapaSiteCaros Amigos edição 194

A censura da grande mídia ao debate sobre a regulação dos meios de comunicação e suas manipulações políticas são o tema central da edição 194 da revista Caros Amigos, que chega às bancas nesse mês de maio com uma edição extra: o livro “O Brasil da Inovação”, sobre pesquisa e desenvolvimento em áreas consideradas estratégicas. A edição em dose dupla traz também reportagem sobre a vida dos imigrantes que estão chegando ao País; artigo do economista Paulo Kliass sobre a campanha midiática dos rentistas pelo aumento na taxa básica de juros e entrevistas com o deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, e a diretora Tata Amaral, que fala de cinema e militância.

“O Brasil tem plena liberdade de imprensa, mas a participação da população é limitada. É o que Paulo Freire chamava de ‘cultura do silêncio’, a ausência de participação da maioria”, diz Renata Mielli na reportagem sobre a ditadura da grande mídia. A matéria mostra os que dominam o espectro eletromagnético, impõem seus assuntos de interesse, seja da agenda política, econômica ou social, e dividem polpudas verbas publicitárias. A reportagem também mostra como são as leis reguladoras em vários outros países.

Em outra reportagem, a nova edição faz um retrato da realidade vivida pelos imigrantes, grupo do qual os haitianos se tornaram o mais conhecido. Apesar de já ter se tornado rota da imigração internacional, o Brasil ainda vive sob um estatuto repressor, aprovado nos estertores da ditadura militar e enfrenta morosidade na aprovação de um novo estatuto. “Todas as questões ficam pendentes”, diz o presidente do Conselho Nacional de Imigração, Paulo Sérgio de Almeida, acusando a dificuldade em se formular políticas de apoio e acolhimento.

O economista Paulo Kliass debate a campanha midiática pelo aumento na taxa básica de juros aproveitando a alta no preço do tomate e insuflando velhos temores do “dragão da inflação” e seu descontrole. Em outro artigo, Renato Pompeu debate se o futebol é ou não o ópio do povo. A nova edição de Caros Amigos tem ainda reportagens sobre o processo de paz entre as Farc e governo da Colômbia e os processos eleitorais recentes na América do Sul, principalmente na Venezuela e Paraguai; o perfil do cientista boêmio Paulo Vanzolini, além dos artigos e colunas dos colaboradores - José Arbex Jr., Frei Betto, João Pedro Stedile, Gilberto Felisberto Vasconcelos, Sergio Vaz, Mc Leonardo, Marcos Bagno, Eliete Negreiros, Gershon Knispel e Renato Pompeu

O Brasil da Inovação

BrasilInovacao-SiteJunto à edição 194, circula o livro “O Brasil da Inovação”, com patrocínio da Petrobras, que reúne reportagens e artigos sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas para o País. Nanotecnologia, aeronáutica, cibernética, agricultura, transporte, petroquímica e geração de energia ou medicina, além das inovações sociais que transformam cidades e vidas. A edição tem ainda artigos de vários especialistas.

Nas mais de cem páginas, o livro mostra a corrida do País pela independência tecnológica, um dos alicerces da soberania nacional. Um exemplo, da própria Petrobras, é a grande rede de laboratórios e pesquisadores envolvidos na exploração do pré-sal, reservas de petróleo mais que estratégicas, uma grande oportunidade de novos investimentos sociais.

Os grandes centros brasileiros de pesquisas e excelência, como Embrapa ou ITA, estão no livro mostrando mais da capacidade brasileira de buscar soluções próprias seja na agricultura, com pesquisas de ponta, novas e melhores variedades de plantas e processos sustentáveis; ou no espaço, onde os gigantes do setor guardam a sete chaves os segredos da navegação, uma barreira tecnológica a ser vencida.

O livro também traz as conquistas no setor de transporte, na aviação civil, que busca novos materiais nanotecnológicos; e em terra, como o aeromóvel, trem que está sendo implantado em Porto Alegre.

A área social é focada nas reportagens, que mostram as inovações para uma vida mais inclusiva, como os métodos de ensino criados por um professor cego; as cidades que já contam com conexão pública à internet, ou o projeto ‘Carreta da saúde’, um caminhão adaptado para consultas que circula periferias de vários estados. Os avanços na medicina também são mostrados através do trabalho de laboratórios como Farmanguinhos e seus parceiros na busca por medicamentos mais baratos e para doenças que nem sempre têm a atenção dos laboratórios privados.

“O Brasil da Inovação” traz ainda artigos do presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rosseto; da secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, Deborah Villela; da pesquisadora Mara de Oliveira, sobre inovação social; da também pesquisadora Renata Autoun Simão, sobre nanotecnologia; do economista Paul Singer, sobre economia solidária; do sociólogo Antonio Gomes Barbosa, que fala das “novas ruralidades”; e do cientista político Gunther Rudzit, que trata da cibernética e guerra virtual.

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×
×
CORREIO CAROS AMIGOS
 
powered by moosend