Edição especial "Superimperialismo - guerras urbanas, crises ambientais e domínio das corporações"

Edições Temáticas
Typography

Especial temático da Caros Amigos aborda o Superimperialismo

Da Redação

Especial Superimperialismo

A história do mundo é delineada por tramas políticas, econômicas e religiosas que culminaram e culminam, na maioria das vezes, em conflitos armados e massacres. A busca por poder e riqueza, que engorda impérios e destrói nações, atingiu, nesta nossa época de capitalismo bombado e tecno-científico, patamares que vão muito além dos mecanismos de força militar, por exemplo, a dominação financeira no mundo globalizado, que submete governos e sociedades. A acumulação primitiva estudada e descrita por Karl Marx, quando olhou para o processo ocorrido na Europa entre os séculos 16 e 18, e que possibilitou as transformações econômicas ocorridas na Revolução Industrial, segue seu curso com novas formas e roupagens, novos discursos. A chamada acumulação capitalista, estágio atual desses processos de poder e riqueza, pode também ser chamado de superimperialismo: eliminados ou feitos reféns os estados-nações, não há barreiras para a exploração do homem, nem da natureza; não há direitos humanos ou trabalhistas, exceto o direito de expansão do capital.

Este especial de Caros Amigos busca olhar para esse momento em que a globalização é ampla e profunda em todas as áreas e o capital pressiona para expandir seus lucros às custas de toda a humanidade. Um exemplo trazido no especial são os novos tratados comerciais empreendidos pelos Estados Unidos junto a vários outros países, incluindo a Europa, e negociados secretamente. Na prática, colocam direitos, leis trabalhistas e estados no chão, dando todo o poder às corporações. Ao pressionar governos e sociedades na busca por mais recursos naturais e lucros, o superimperialismo vai provocando tensões e novos conflitos, como pelo petróleo ou pela água, esta última já tratada como uma nova commodity, que já está nas mãos de poucos grupos transnacionais, como mostra o especial em outra reportagem.

A edição temática traz ainda entrevista com o especialista em relações internacionais, Reginaldo Nasser, que aborda vários aspectos desse “superimperialismo”, desde as narrativas construídas sobre o terror, a “guerra sem fim”, que leva conflitos para o perímetro urbano sob um modelo de segurança raticamente global. Sob seu ponto de vista, trata-se do bom e velho colonialismo com novos elementos e roupagens, mas o mesmo objetivo: conquista de território, das riquezas naturais e, também, controle populacional, o elemento por trás das narrativas de terror e de segurança.

“Superimperialismo” tem ainda artigos de Gustavo Gindre, sobre o grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico; de Gilberto Felisberto Vasconcellos, sobre energia, a fome do capitalismo, e de Igor Fuser sobre as relações, nem sempre harmoniosas e quase sempre de imperialismo, entre Estados Unidos e América Latina. Boa leitura!

sumário

REPORTAGENS

Geopolítica

04 Desenho do mundo – por Rogério Tomaz Jr.

Corporações

06 Combustível para destruição do planeta – por José Eduardo Bernardes

OURO NEGRO

PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE

10 Petróleo é vendaval – por Gisele Brito

O Capital

18 Sem fronteiras – por Rita Cirne

Água

20 A nova commodity – por Lúcia Rodrigues

Xenofobia

28 Caça às bruxas – por Arturo Hartmann

ENTREVISTA

22 Reginaldo Nasser: Um velho conhecido em nova roupagem – Por Aray
Nabuco, Lu Sudré e Nina Fideles.

ARTIGOS

13 Gilberto Felisberto Vasconcellos: Dólar dono do sol

15 Igor Fuser: Vale tudo para manter o velho “quintal”

30 Gustavo Gindre: Isis

Artigos Relacionados

Edição Especial - Violências Edição Especial - Violências
CULTURA DO MEDO "São diversos os tipos de violência praticadas e sofridas ao longo da história da...
Edição Especial - Caminhos da Esquerda Edição Especial - Caminhos da Esquerda
NAS BANCAS "Não existem fórmulas pré-estabelecidas e certeiras que permitam ao conjunto da...
Está nas bancas o Especial Está nas bancas o Especial "Mídia e jogo político"
NAS BANCAS Publicação aborda as mídias e o poder político sobre elas (Foto: Divulgação/Caros...

Leia mais

Correio Caros Amigos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×

×
Publicidade