Sob protestos, Parlamento grego aprova projetos de reforma previdenciária e fiscal

Notícias
Typography

 

Medidas defendidas pelo governo para cumprir com compromissos internacionais são criticadas por sindicatos, que realizaram manifestações em Atenas e outras cidades gregas

Do Opera Mundi

O parlamento da Grécia aprovou na noite deste domingo (08/05) as reformas previdenciária e fiscal defendidas pelo governo para cumprir com os compromissos firmados com os credores internacionais e criticadas por sindicatos, que realizaram diversos protestos contras as alterações.

 

As mudanças preveem corte nas aposentadorias e o aumento dos impostos pagos pelas faixas da população com renda média e alta.

 

 Com as medidas, o governo quer economizar 5,4 bilhões de euros por ano para conseguir, em 2018, um superávit primário de 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto), como prevê o programa do terceiro resgate financeiro firmado com os credores.
 
Leia mais:
 

Campanha de Sanders criará geração de jovens socialistas, diz militante da esquerda dos EUA

PUBLICIDADE
,

 

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou que o sistema de aposentadorias será "sustentável" com a reforma, sem realizar corte nos principais valores pagos à população. Segundo ele, para mais de dois milhões de aposentados não haverá corte "de um euro sequer na aposentadoria".

As reformas enfrentam críticas de sindicatos públicos e privados, que realizaram protestos e paralisações nos últimos dias em Atenas e outras cidades gregas.

O GSEE (Confederação Geral dos Trabalhadores da Grécia), maior entidade sindical do país, declarou que as mudanças propostas serão “o último prego no caixão” de trabalhadores e aposentados.

 

 

Artigos Relacionados

RJ: morte de menino em operação policial em Magé gera protestos violentos RJ: morte de menino em operação policial em Magé gera protestos violentos
VIOLÊNCIA POLICIAL Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil e diligências...
Polícia da Macedônia volta a lançar gás lacrimogêneo contra refugiados Polícia da Macedônia volta a lançar gás lacrimogêneo contra refugiados
VÍTIMAS DE GUERRA Refugiados têm intensificado protestos ao longo da fronteira da Grécia...
Altos funcionários do FMI discutem chantagear Alemanha e Grécia Altos funcionários do FMI discutem chantagear Alemanha e Grécia
INTERNACIONAl De um lado, Fundo quer da Alemanha o cancelamento parcial da dívida; de outro, quer...

Leia mais

Correio Caros Amigos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×