Vox Populi: 93% são contra reforma da Previdência. Aprovação de Temer cai a 5%

Política
Typography

Nova pesquisa de aprovação CUT/Vox Populi mostra que população já percebeu que golpe que o levou ao poder foi um ataque aos direitos da classe trabalhadora

Da Rede Brasil Atual

Nova pesquisa CUT/Vox Populi indica que a aprovação de Michel Temer como presidente cai na mesma velocidade em que aumenta o número de brasileiros contrários à reforma da Previdência e à terceirização irrestrita em todos os níveis das empresas. Segundo o levantamento, apenas 5% dos brasileiros consideram o governo Temer positivo – 65% avaliam seu desempenho negativamente e 28%, regular. Em dezembro do ano passado, no último levantamento do instituto, os índices foram de 55% de avaliação negativa, 32% regular e 8% positiva.

No Nordeste, o desempenho de Temer como presidente é considerado ainda pior: 78% negativo, ante 4% positivo. Regionalmente, o maior índice positivo registrado pela pesquisa foi no Sudeste, com 6%, frente a 59% de negativo. Na região Sul, os números foram: negativo 62% e positivo, 5%; no Centro-Oeste e Norte, 57% e 5%, respectivamente.

Leia mais:

Konder Comparato: "Não está fora de cogitação um novo golpe"

Carf vs Itaú: Escândalo do financismo

Governo federal cobra dívida, mas tem débito gigantesco com estados

PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, a piora da avaliação do desempenho do governo Temer em todas as regiões, em especial no Sudeste, onde o golpe parlamentar que destituiu Dilma Roussef e o levou ao poder teve mais apoiadores, demonstra que a população percebeu que, por trás da ideia de combate à corrupção para justificar o impeachment da presidenta, tratava-se de um ataque contra a classe trabalhadora.

“Até agora, nenhuma medida do Temer visou crescimento econômico, geração de emprego e renda, ou combate à fome e a miséria. Ele só propõe desmonte: da aposentadoria, da CLT, dos direitos trabalhistas e venda do patrimônio público”, afirma Vagner.

Para o dirigente, Temer perdeu o debate na sociedade, apesar do investimento milionário em propaganda oficial, e tudo que faz só contribui para fortalecer a mobilização para a greve geral de 28 de abril convocada pelos movimentos sociais e sindicais.

Aposentadoria e terceirização

As medidas de desmonte da aposentadoria – como a idade mínima e o alongamento do prazo de contribuição –, são reprovadas por 93% dos brasileiros ouvidos pelo Vox Populi em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas 5% concordam com as medidas propostas e 2% se disseram indiferentes.

O maior percentual dos que discordam da reforma da Previdência também foi encontrado na região que mais apoiou o golpe, o Sudeste (94%), seguido de Centro-Oeste e Norte (93%), Nordeste (92%) e Sul (91%).

Outras medidas de Temer reprovadas pela população foram o congelamento dos gastos públicos, em especial de saúde e educação nos próximos 20 anos – reprovadas por 83% dos entrevistados – e a ampliação da terceirização do trabalho para todos os setores da economia, reprovada por 80% dos brasileiros.

A pesquisa CUT-Vox Populi foi realizada entre os dias 6 e 10. Foram ouvidas 2 mil pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios de áreas urbanas e rurais de todos os estados da federação e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Artigos Relacionados

FUP: governo Temer entrega o pré-sal e a Petrobras: 'São 63 anos indo pelo ralo' FUP: governo Temer entrega o pré-sal e a Petrobras: 'São 63 anos indo pelo ralo'
PARTILHA "Serra se comprometeu a entregar o petróleo do pré-sal, e entregou mesmo. Mas a...
Temer critica estudantes que Temer critica estudantes que "não sabem o que é PEC"
SARCASMO Em evento com empresários em Brasília, presidente criticou movimento de ocupações...
Para Venício Lima, EBC foi tomada por 'espírito neoliberal' Para Venício Lima, EBC foi tomada por 'espírito neoliberal'
PÓS-GOLPE "Se uma empresa pública compra conteúdo do sistema privado, ela nega a necessidade...

Leia mais

Correio Caros Amigos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×