Associações comunitárias recebem Estações Tech em São Luís – Jornal Pequeno
ENTRETENIMENTO E NOTÍCIAS

Associações comunitárias recebem Estações Tech em São Luís – Jornal Pequeno

Governo do Maranhão entregou Estações Tech em São Luís (Foto: Divulgação)

Três Estações Tech foram inauguradas em São Luís, e funcionarão como centros descentralizados de capacitação em inovação tecnológica, conforme informou o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Ao todo, serão entregues dez estações em São Luís, instaladas em associações comunitárias que receberam infraestrutura de laboratórios makers para permitir a inclusão digital da população carente da cidade. Nos locais, serão realizadas atividades de formação e aproximação digital com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

As primeiras comunidades a receberem os laboratórios foram Sol e Mar, João de Deus – com entregas realizadas no último domingo (15) – e Jordoa – com inauguração nessa sexta-feira (20).

O secretário Davi Telles ressaltou a importância da educação e lembrou que outras cidades também receberão o benefício. “A educação transforma, abre portas e é isso que queremos proporcionar para as pessoas. Serão 10 estações em São Luís e 10 no interior do Maranhão estruturadas para despertar na comunidade o interesse pela tecnologia, pela robótica, entre outros temas”.

Na ocasião, foram assinados termos de cooperação entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secti para realização de atividades de formação e capacitação com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos das comunidades. Além disso, também foi assinado termo de cooperação entre a Maxx e a Secti para a disponibilização de internet gratuita pela empresa.

Estrutura

Cada uma das dez Estações Tech será composta por dez computadores desktops, uma Impressora 3D, uma serra tico tico de bancada, um Kit Micro Retífica, uma fonte de bancada DC 15V ou mais, um Multímetro Digital e mobiliário. Nos locais, será disponibilizada internet em parceria com a Maxx, além disso, serão oferecidas capacitações em parceria com a UEMANet, oficinas da Maratoninha Maker e Inova, Galera, e projetos do Eixo Educação do Programa Inova Maranhão.

Ainda serão inauguradas Estações Tech nos bairros: Forquilha, Vila Bacanga, Vila Ariri – Anjo da Guarda, Maracanã, Itapera e Residencial Nova Vida.

As estações são fruto de emenda parlamentar do deputado federal Bira do Pindaré, que destinou R$ 500 mil reais para a estruturação dos espaços.

Ver comentários Carregando

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *