ENTRETENIMENTO E NOTÍCIAS

Prefeituras do Rio e de Niterói selam acordo para ampliar aplicativo Taxi.Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou nesta quinta-feira (19/05) um termo de cooperação para implementação do aplicativo Taxi.Rio Cidades no município de Niterói, na Região Metropolitana do Estado. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IPLANRIO), o aplicativo pode ser baixado no celular dos usuários e permite que o passageiro solicite um táxi com até 40% de desconto na corrida.

O Taxi.Rio Cidades tem 1,2 milhão de passageiros cadastrados e realiza uma média de 1 milhão de corridas por mês apenas na capital. Sem qualquer cobrança de taxa de serviço para os taxistas, a ferramenta funciona como uma importante alavanca para a categoria frente à concorrência de aplicativos de transporte, que impõem um custo de cerca de 40% do valor das corridas aos motoristas.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira; do deputado federal, Pedro Paulo Carvalho, ex-secretário de Fazenda e Planejamento do Rio; e do presidente da Iplan, Cláudio Fonseca. O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou remotamente.

Nos últimos três anos, o fluxo de passageiros no aplicativo municipal aumentou substancialmente. A quantidade de usuários transportados em 2019 (2 milhões), período pré-pandemia, subiu 26% na comparação com 2021 (2,6 milhões). Dados mais recentes confirmam essa tendência de aumento. Nos três primeiros meses de 2022, a quantidade de passageiros transportados (751 mil) teve aumento de 27% frente ao mesmo período do ano passado (589 mil).

 

– Com o aplicativo nós vamos conseguir fazer com que o uso do táxi seja mais competitivo em relação a essas plataformas, que contribuem pouco para a cidade. Tenho certeza que com o Taxi.Rio Cidades a gente vai ter uma condição muito melhor de trabalho para os taxistas de Niterói – afirmou Axel Grael.

 

Sob o comando de Pedro Paulo entre janeiro de 2021 e março de 2022, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio, por meio da Iplan, iniciou o processo de ampliação do aplicativo Taxi.Rio para outras cidades. Além de Niterói, outros sete municípios importaram a plataforma.

Para Cláudio Fonseca, presidente da Iplan, as melhorias deram mais agilidade ao sistema. Entre as mudanças estão a inserção do pagamento ao motorista com PIX e maior precisão do mapa. Após essas melhorias, a Iplan observou que houve aumento gradativo da procura pelo aplicativo.

Dados do 1º trimestre de 2022 mostram que o número de corridas realizadas subiu 89% em relação ao mesmo período de 2019 (2,46 milhões vs. 1,3 milhão). Em paralelo, o tempo de aceitação das corridas caiu 38% e o tempo de embarque, 17%.

Compartilhe

Notícias

19 de maio de 2022

19 de maio de 2022

19 de maio de 2022

19 de maio de 2022

19 de maio de 2022

Continue Reading

Compartilhe isso:

TV MRNews Não perca também:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *