A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) receberá, de 21 a 25 de novembro, a Semana da Juventude da CPLP, uma iniciativa inédita no país, realizada pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) e Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Câmara de Vereadores. O evento internacional contará com a presença dos presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos estados-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que estarão na cidade para participar de uma intensa agenda de debates e cooperação intercontinental.
O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, acredita que um dos principais desafios dos jovens é a visibilidade e, por isso, a JUVRio tem buscado se articular em conjunto com outros gestores desde o primeiro dia de governo.
— No ano passado, assumimos a presidência do Fórum de Gestores Municipais de Juventude do Estado do Rio e articulamos a criação do Fórum de Gestores das Capitais. Neste ano, decidimos ousar e ir além. Em parceria com Conjuve e Agência Brasileira de Cooperação faremos um encontro a nível global, capaz de colocar o Rio de Janeiro no centro do debate sobre as políticas de juventude para o mundo. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil e a Cidade Maravilhosa foi contemplada para sediar esse primeiro encontro — destacou o secretário Salvino Oliveira.
A Semana da Juventude da CPLP tem como objetivo fortalecer a participação social e o protagonismo juvenil. Ao longo de cinco dias, serão debatidas formas de cooperação no âmbito das políticas públicas direcionadas aos jovens. Os líderes das juventudes de países asiáticos, europeus, africanos e americanos estarão no Rio de Janeiro, recebidos pelo Conjuve e a JUVRio para participar de uma troca de experiências, tecnologias sociais, boas práticas e conhecer projetos e lideranças que são referência na cidade.
– Realizar pela primeira vez a Semana da Juventude da CPLP no Brasil é um verdadeiro marco histórico. Será um importante momento de integração e fortalecimento dos laços de amizade e culturais entre jovens e organizações juvenis dos países de língua portuguesa. Acreditamos que iniciativas como essa ampliam as possibilidades da cooperação para o desenvolvimento de projetos e políticas que tenham como objetivo a promoção dos direitos da maior geração de jovens da história, além de abrir uma porta de oportunidades dos jovens para o mundo – disse o presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil e ex-presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Marcus Barão.
Os líderes irão cumprir uma agenda rica de imersão na realidade da juventude brasileira, especialmente a carioca, como, por exemplo, o “Seminário Juventude da CPLP: desafios e potencialidades para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento sustentável”; a Assembleia Geral do Fórum da Juventude da CPLP; o Encontro com as juventudes cariocas; e uma série de visitas a áreas de interesse cultural e humano do Rio. Os representantes também conhecerão a Casa da Juventude da Providência, que será inaugurada no próximo dia 24 de novembro, e os projetos da JUVRio.
Atual presidente do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e presidente do Conselho Nacional da Juventude de Guiné-Bissau, Aissatu Forbs Djaló ressalta que é a vez de pensar na geração presente e futura a partir dos encontros realizados na Semana de Juventude da CPLP.
— Consciente dos desafios e aspirações da juventude lusófona, o Fórum da Juventude da CPLP, plataforma representativa dos Conselhos Nacionais de Juventude dos países de língua oficial portuguesa, realiza pela primeira vez no Brasil a Semana de Juventude da CPLP. Esse é um espaço de diálogo e capacitação dirigida a jovens de organizações de juventude, bem como redes e grupos informações de jovens acolhida pelo Conselho Nacional de Juventude do Brasil, visando construir pontes e reunir em torno de esforços conjuntos com base no constante diálogo estruturado, contribuindo para moldar o futuro e para garantir o bem-estar das gerações vindouras — disse Aissatu Forbs Djaló.
Todas as informações sobre a Semana da Juventude da CPLP serão divulgadas pelas redes sociais da Secretaria da Juventude Carioca () e pelo e-mail: .
Programação da Semana da Juventude CPLP
Segunda-feira (21/11)
10h às 12h: Cerimônia de Abertura
Palácio da Cidade: Rua São Clemente, 360, 2º andar, Botafogo
14h às 18h: Seminário “Juventude da CPLP: desafios e potencialidades para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento sustentável na CPLP”
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa
Terça-feira (22/11)
14h às 18h: Encontro com os jovens líderes cariocas
Endereço: Fundação Roberto Marinho
Quarta-feira (23/11)
9h às 12h: Assembleia Geral do Fórum da Juventude da CPLP
Endereço: Alerj
12h30 às 17h: Circuito histórico e arqueológico da “Pequena África” no Rio de Janeiro
Endereço: Pequena África – Rua Camerino, nº 5, Centro
Quinta-feira (24/11)
8h: Inauguração da Casa da Juventude da Providência
Endereço: Rua Santo Cristo, 144
9h30 às 10h30: Visita ao Cristo Redentor
11h às 12h: Visita ao Pão de Açúcar
Sexta-feira (25/11)
Visita ao Museu do Amanhã
Visita aos projetos do subúrbio do Rio de Janeiro
Locais: Epicentro e Parque Madureira
Moção honrosa + Encerramento
Endereço: Câmara de Vereadores do Rio
Compartilhe
Notícias
20 de novembro de 2022
19 de novembro de 2022
19 de novembro de 2022
19 de novembro de 2022
19 de novembro de 2022