No cenário global, o Rio de Janeiro se destaca como palco de eventos que transcendem fronteiras e ecoam na história. Ao longo dos anos, a Cidade Maravilhosa tem sido testemunha e protagonista de momentos que moldaram a trajetória não apenas do Brasil, mas também do mundo, estabelecendo seu papel como anfitriã de acontecimentos emblemáticos, sejam eles esportivos, ambientais ou culturais.
Dos tempos mais recentes a décadas anteriores, cinco grandes eventos transformaram as paisagens urbanas e naturais do Rio em pano de fundo de momentos que ficaram gravados pela eternidade, ressoando além das fronteiras cariocas. Afinal, não há cidade brasileira mais famosa mundialmente do que a terra do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e do Maracanã.
WSOP Circuit Brasil
Considerada uma espécie de Copa do Mundo do poker, a World Series of Poker é o principal circuito de eventos do quinto esporte da mente em todo planeta. Em cada uma de suas etapas, os principais jogadores internacionais disputam prêmios milionários e desfilam todo o seu talento nas mesas de feltro verde.
No Brasil, a Confederação Brasileira de Texas Hold’em criou em 2006 a sua própria versão nacional, que hoje conta com o patrocínio de gigantes como a plataforma global PokerStars, Bitso, The Royal Brand, Real Poker, SuperPoker e Flush Tour.
Mas o que pouca gente sabe é que desde 2016 o país recebe uma etapa totalmente brasileira da WSOP. Nos dois primeiros anos, o evento foi realizado em São Paulo, assim como em 2022, migrando para o Rio de Janeiro em 2018 e 2019. Na Cidade Maravilhosa o WSOP Circuit Brasil aconteceu no tradicional Copacabana Palace com uma grade de mais de dez eventos em cada temporada.
Em 2024, o evento está de volta ao Rio, desta vez sendo sediado no hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, de 13 a 20 de março. Durante os sete dias de competição serão disputados 24 torneios, dos quais 16 concederão aos vencedores o cobiçado anel de campeão da WSOP.
Rio+20
Celebrando os 20 anos da realização da Eco 92, um congresso internacional sobre o meio ambiente realizado no Rio de Janeiro em 1992, a Cidade Maravilhosa recebeu em 2012 a Rio+20, uma conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de chefes de estado de 188 nações.
O evento foi dividido em dez localidades diferentes do município carioca, tendo o Riocentro como o espaço principal para o encontro e debates sobre a renovação do compromisso mundial com a temática ambiental. Também estiveram no mapa de sedes o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Jogos Olímpicos e Pan-Americanos
Já em 2016, o Rio foi palco do maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos. Naquele ano, os principais atletas do mundo em diferentes modalidades se reuniram na Cidade Maravilha para a disputa de provas emocionantes e a participação em momentos que ficaram marcados na história. Nomes como Usain Bolt, Michael Phelps, Novak Djokovic, Rafael Nadal, Simone Biles, Serena Williams e outros, abrilhantaram a competição em solo carioca.
Nove anos antes, o Rio de Janeiro já havia recebido uma prévia das Olimpíadas com a realização dos Jogos Pan-Americanos. O evento serviu como teste para uma série de procedimentos e instalações, mas contou com muito menos equipamentos, que só ficaram de fato prontos para 2016.
Semana da Juventude da CPLP
Mais recente dos grandes eventos realizado no Rio, a Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa aconteceu em novembro de 2022, reunindo presidentes e representantes dos Conselhos Nacionais de Juventude de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Durante cinco dias, foram discutidos temas que visam a cooperação intercontinental por meio de políticas públicas em prol dos jovens dos países-membros do grupo, bem como promover o protagonismo e a participação ativa desse público em questões sociais, tecnológicas e boas práticas.
Copa do Mundo
Único evento da lista que não foi realizado de forma exclusiva no Rio de Janeiro, a Copa do Mundo de futebol de 2014 teve o Maracanã como palco da grande final, disputada entre Alemanha e Argentina. Frustrada com a derrota da Seleção Brasileira na semifinal pelo histórico e vexatório placar de 7 a 1 diante dos alemães, a torcida tupiniquim marcou presença no Estádio Jornalista Mário Filho, com mais de 74 mil pagantes.
O público foi bastante inferior aos quase 174 mil que estiveram no mesmo local para a partida decisiva entre Brasil e Uruguai no Mundial de 1950. Valendo o título daquela edição, o jogo ficou conhecido como o “Maracanazzo”, depois de a equipe da casa sofrer a virada para os visitantes, precisando de apenas um empate para garantir o seu primeiro título. Uma derrota que jamais será esquecida até por quem não viveu esse dia.