A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, em Criciúma, o Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa, nesta terça e quarta-feira, 5 e 6 de agosto.
O evento teve como objetivo orientar e capacitar profissionais de saúde que atuam no atendimento a mais de 6 mil pacientes no estado com essas condições, fortalecendo a rede de atenção e reabilitação.
O encontro reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais atuantes nos hospitais da rede e na atenção primária em saúde.
A iniciativa reforça o pioneirismo de Santa Catarina em ações para pacientes com essas doenças, como ressalta a gerente de Habilitações e Redes de Atenção da SES, Jaqueline Reginatto:
SONORA
A estomia é uma cirurgia que cria um orifício na parede abdominal ou traqueia para estabelecer um canal de comunicação com o meio exterior para eliminar urina ou fezes, além de auxiliar na respiração ou alimentação.
Já a Epidermólise Bolhosa é uma doença genética rara, que provoca formação de bolhas na pele devido a traumas ou atritos mínimos, manifestando-se desde o nascimento.
Repórter: Marcos Lampert
