Santa Catarina deu início a um dos projetos mais abrangentes já realizados no campo da economia solidária.
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a Fundação Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), começou a coleta de dados que resultará em um diagnóstico inédito sobre o setor no estado.
A ação tem como foco levantar informações detalhadas sobre os empreendimentos de economia solidária, identificando sua presença em cada município catarinense.
A ideia é fazer um amplo diagnóstico que vai servir de base para a formulação de políticas públicas mais eficientes para o setor, como explica a secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária, Fabiana Ribeiro:
SONORA
Após o levantamento dos dados, será feita a análise e posterior divulgação dos resultados, previstos para março de 2026.
No total, 23 mapeadores estão mobilizados para a tarefa, atuando em cidades como Blumenau, Chapecó, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e Rio do Sul, entre outros municípios.
A Economia Solidária se caracteriza por iniciativas coletivas, comunitárias e associativas que reúnem trabalhadores por meio de organização própria e autogestão.
A ação do Governo do Estado visa contribuir para a geração de emprego e renda no setor.
Repórter: Marcos Lampert
