O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, foi tomado pela emoção e solidariedade nesta terça-feira, 25.
Super-heróis visitaram os pacientes em tratamento e tiveram os cabelos raspados com máquina zero pelas próprias crianças, em uma atividade alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado no domingo, 23.
O evento foi promovido pelo Hospital Infantil em parceria com a Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (AVOS), que auxilia no enfrentamento do câncer infantil e no apoio às famílias.
Como ressalta a presidente da AVOS, Zélia Maria Silva Rocha:
SONORA
A queda ou o afinamento dos fios durante alguns tratamentos transforma o corte de cabelo em um gesto simbólico de empatia, afeto e esperança. A iniciativa reforça que os verdadeiros heróis são as crianças, que enfrentam cada etapa com força e determinação.
A diretora do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maristela Biazon, explica sobre a importância do evento com às crianças:
SONORA
Referência em oncologia pediátrica, o Hospital Infantil Joana de Gusmão presta atendimento especializado 24 horas como Unidade de Alta Complexidade (Unacon). O serviço recebe crianças de 0 a 15 anos com diferentes tipos de neoplasias, como leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central.
Como explica a chefe da Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Dra. Ana Paula Winneschhofer:
SONORA
Durante o evento, a pequena Sophia Alves Thieves tocou o sino da vitória ao lado da família e da equipe. O soar das badaladas simbolizam o encerramento do tratamento e ecoam esperança para os que seguem encarando a doença.
SONORA
A voluntária Joicy Freitas chegou ao Ambulatório de Oncologia com cabelos longos, na altura do meio das costas. Ao final da manhã, suas mechas foram destinadas para doação e ela deixou o local de cabeça raspada.
SONORA
Os sinais e sintomas do câncer infantil, na maioria das vezes, não são específicos, o que dificulta o reconhecimento imediato. É importante estar atento a febres persistentes sem causa aparente, ínguas que surgem sem histórico de infecção ou trauma, manchas roxas em regiões que não sofreram batidas, sangramentos que demoram a parar, aumento do volume abdominal, perda de peso e sudorese.
Repórter: Larissa Citatin


