Papai Noel leva alegria para pais e crianças atendidas no Centro de Doenças Raras

O Papai Noel foi recebido com entusiasmo e muita alegria pelas crianças e famílias atendidas na Associação Paraibana de Doenças Raras (Aspador), no bairro Castelo Branco, na manhã desta sexta-feira (5). A ação social, promovida pelas Secretarias de Saúde (SMS) e de Turismo (Setur), faz parte da programação Celebra João Pessoa da Prefeitura Municipal.

O secretário de Turismo, Vitor Hugo, considera que o encontro do Papai Noel com as crianças é sempre de muita emoção. “Nossa ideia é permitir que as crianças com doenças raras e seus pais ou responsáveis possam compartilhar esse momento, estar próximos do Papai Noel, já que estão impossibilitados de fazer a visita à Casa dele, no Parque Solon de Lucena”, destaca o secretário.

Saionara Araújo, diretora do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras da Prefeitura de João Pessoa e presidente voluntária da Aspador, conta que o evento é organizado pelos funcionários, pais, pacientes com condições de contribuir e pelo voluntariado. “A gente passa o mês inteiro organizando e o melhor da festa é essa interação, esse fortalecimento de vínculos e hoje estamos felizes partilhando esse dia”.

Ela acrescenta que o gosto pela celebração é tanta que eles sempre fazem as comemorações dobradas, na Aspador e no Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, no Bairro Bancários, apesar de atender os mesmos pacientes.

“No Centro de Referência de Doenças Raras a gente faz a parte médica e aqui cuidamos de quem cuida, a parte de assistência as famílias dos usuários atendidos. A finalidade é que as crianças tenham dois momentos de alegria, dois brindes, dois dias para brincar e os pais também para poderem ter momentos pra relaxar”.

Além da alegria de ver o Papai Noel, a mamãe Noel e a sua ajudante a gnomo verde bem de pertinho e tirar muitas fotos, as crianças receberam brindes, lanches, algodão doce e pipoca.

Segundo a presidente da instituição, Saionara Araújo,são cerca de 300 famílias atendidas na Aspador e no Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras da Prefeitura de João Pessoa.

O eletricista Alex Simplício, morador do Bairro das Industrias, levou seu filho Josué Simplício, de 11 anos, para participara da festa natalina. “Ele passou a semana toda esperando chegar à sexta-feira para ver o Papai Noel”.

Segundo ele, Josué faz terapia na Aspador desde o início do ano, uma vez por semana. “Melhorou muito. Ele era muito agressivo me batia, me mordia, agora ele está mais tranquilo, está estudando também. Aqui além da terapia eles dão muitas orientações para os pais. Ajuda muito”, pontuou.

Maria José veio com a família completa, o marido André Barreto e os três filhos, dois deles atendidos na Aspador e no Centro de Doenças Raras, um garoto de 10anos com autismo grau dois e uma menina de dois anos com microcefalia, cardiopatia e outras doenças raras, respectivamente. “Aqui é minha segunda casa. Meu filho melhorou muito. Gosto muito das comemorações realizadas pela intituição por que relaxamos um pouco. Muito bom”.

“Na Associação e no Centro somos bem atendidos, acolhidos e, ainda, recebemos orientações importantes de como cuidar das crianças em casa para a melhoria de vida deles e nossa também, levando em conta que o diagnóstico de altismo é novo para nós e aqui as crianças também fazem terapia”, explicou André Barreto.

Ele conta que há cerca de seis meses lutam para conseguir o tratamento Iso Respiratório para fazer a terapia de expansão de Sofia, de dois anos, com o BIPAP, aparelho doado pela Prefeitura de João Pessoa. “Conseguimos a doação graças a Deus”, comemorou André Barreto.

Celebra João Pessoa – A Casa do Papai Noel está aberta à visitação no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. A atração está aberta ao público de segunda a sexta das 17h às 21h e aos sábados e domingos, das 18h às 21h, sempre com a presença do Papai Noel e dos personagens natalinos.

Confira a programação completa do Celebra João Pessoa no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/programacao-celebra-joao-pessoa/