CAROS AMIGOS, FUTEBOL AO VIVO, TV E NOTÍCIAS

Rede Four Seasons anuncia sua primeira unidade no Rio, no Leblon, onde funcionava o Hotel Marina Palace – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A aquisição ocorre em um momento de retomada consistente do setor hoteleiro no Rio de Janeiro. Arte: Divulgação

O imóvel onde funcionava o antigo Hotel Marina Palace, na Avenida Delfim Moreira, no Leblon (Zona Sul), um ícone da hotelaria carioca, dará lugar à primeira unidade hoteleira da rede canadense Four Seasons na cidade, com previsão de inauguração em 2029.

 

A gestora de investimentos Catuaí Asset, por meio de um FIP, concluiu a aquisição do imóvel. Inaugurado na década de 1980, o Hotel Marina Palace foi operado pela BHG – Brazil Hospitality Group, até sua desativação em 2017. A operação marca a estreia da Catuaí Asset no setor de hospitalidade e reforça a estratégia da gestora em investir em “trophy assets” – imóveis únicos e com alto potencial de valorização. O investimento total está estimado em R$ 600 milhões.

 

– A chegada da Four Seasons ao Brasil, começando pelo Rio de Janeiro, é um marco que celebra nossa capacidade de atrair grandes investimentos globais. É motivo de orgulho ver a maior rede de hotéis de luxo do mundo escolher o Rio, mais especificamente o Leblon, como lugar do seu retorno ao país. E vão se instalar em uma orla com uma das mais belas paisagens do Rio. Esse movimento confirma o que sabemos: quando o Rio segue a sua vocação, ele impulsiona turismo, negócios e desenvolvimento – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

 

O prédio passará por uma ampla revitalização. O projeto prevê a renovação completa da fachada, modernização dos interiores e ampliação da estrutura existente. Todos os quartos terão vista para o mar, além de contar com um rooftop com piscina, spa, academia, bares e restaurantes. Durante o pico das obras, a expectativa é de gerar cerca de 200 empregos diretos. Na fase operacional, o número poderá superar 180 postos diretos, além dos inúmeros empregos indiretos.

 

A iniciativa reforça a convicção da Catuaí Asset no potencial da hotelaria de alto padrão no Brasil. A combinação entre a localização estratégica, bandeira hoteleira internacional de prestígio e um ativo com características únicas posiciona o hotel como um dos projetos mais relevantes do setor nos próximos anos, com impacto positivo para a cidade, seus visitantes e os investidores envolvidos.

 

– A chegada da Four Seasons ao Brasil, em uma cidade como o Rio de Janeiro, marca um movimento relevante dentro estratégia de investimentos da Catuaí Asset em ativos de alto padrão. O mercado local tem demonstrado um dinamismo crescente, impulsionado pelo avanço do turismo, pela expansão de empreendimentos qualificados e pelo interesse contínuo de marcas internacionais. O Hotel Marina apresenta características que o posicionam como um ativo singular e alinhado ao perfil dos projetos que buscamos. Acreditamos que o desenvolvimento contribuirá para consolidar ainda mais o papel do Rio no cenário global da hospitalidade – , afirmou Alfredo Khouri Jr. é sócio-fundador da Catuaí Asset.

 

A aquisição ocorre em um momento de retomada consistente do setor hoteleiro no Rio de Janeiro. Dados de mercado, considerando a categoria de hotéis 5 estrelas, apontam crescimento de aproximadamente 20% na diária média (ADR) e 10% na taxa de ocupação no acumulado do ano de 2025, comparado com o mesmo período do ano anterior. Ao longo do ano, número de turistas aumentou 11,8% na cidade, em relação aos dez primeiros meses do ano passado. De janeiro a outubro, o Rio recebeu 10,4 milhões turistas. A expansão do turismo internacional foi a mais expressiva: 51%. Foram 1,77 milhão de visitantes estrangeiros nos primeiros dez meses do ano, contra 1,17 milhão no mesmo período de 2024. Os dados são do Observatório do Turismo Carioca, da Prefeitura do Rio.

 

–  A cidade vive um momento especial de crescimento da atividade turística. Além da beleza natural, os grandes eventos e o aumento do número de voos nacionais e internacionais fazem do Rio um destino extremamente atraente. Quando empresas desse porte chegam, não estão apenas investindo em um grande hotel, estão dizendo para o mundo inteiro que o Rio é lugar de confiança, de oportunidade e, claro, de felicidade – disse o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere.

 

Um fator que possibilita a ampliação da movimentação turística na cidade é o aumento do número de passageiros do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Até outubro deste ano, passaram pelo RIOgaleão 14,5 milhões de passageiros, um crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. A perspectiva para o fim de 2025 é de um recorde histórico de passageiros

 

Sobre a Catuaí Asset

Fundada em 2017, a Catuaí Asset é uma gestora independente de ativos, com foco no mercado imobiliário, conduzida por um time experiente e com track record de sucesso. Os pilares que sustentam a tese de ganho de capital da Catuaí Asset são o profundo conhecimento dos ciclos imobiliários, um horizonte de investimento orientado para o longo prazo, alto alinhamento com os cotistas, consistente controle de governança interna e ampla rede de relacionamentos. Desde sua fundação, a Catuaí Asset já realizou a aquisição e desinvestimento de mais de 90 ativos por meio de seus fundos dedicados e fundos multiestratégia, entre eles, ativos irreplicáveis como os Edifícios Pátio Victor Malzoni e Leopoldo 1201. O modelo adotado de captação conta com a participação de capital proprietário do Grupo Catuaí e de terceiros, sendo estes grandes investidores institucionais, single e multi family offices e distribuidores. O total de ativos sob gestão, considerando tanto os fundos ativos como estratégias e investimentos já finalizados, supera a marca de R$ 1 bilhão.

 

Sobre a Four Seasons

A Four Seasons inaugurou seu primeiro hotel em 1961 e, desde então, tornou-se uma líder global em hotelaria de luxo e branded residences, com foco em experiências de serviço genuínas e inigualáveis. Atualmente, a Four Seasons opera 133 hotéis e resorts e 58 propriedades residenciais em grandes centros urbanos e destinos de lazer em 47 países. A empresa segue crescendo com uma mentalidade centrada no hóspede, incluindo um pipeline global de mais de 60 projetos em planejamento ou em desenvolvimento. Em adição aos hotéis e resorts, as experiências oferecidas pela Four Seasons incluem mais de 600 restaurantes e bares em todo o mundo, o Four Seasons Private Jet Experience, o Four Seasons Drive Experience e o futuro Four Seasons Yachts. A Four Seasons figura consistentemente entre os melhores hotéis, resorts, restaurantes e bares do mundo, além de ser reconhecida como uma das marcas de hotelaria de luxo mais prestigiadas, em enquetes de leitores, avaliações de viajantes e premiações do setor.

 

Sobre a BHG

A BHG – Brazil Hospitality Group é uma das maiores proprietárias de ativos hoteleiros do Brasil, com participação em cerca de 10 empreendimentos localizados em praças estratégicas como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. A companhia concentra sua atuação na gestão ativa desses ativos, com foco em valorização patrimonial e eficiência operacional, apoiada por times especializados em asset management, engenharia e estratégia de investimentos.

 

Categoria:

  • 9 de dezembro de 2025
  • Marcações: investimentos em hotelaria e turismo Leblon

    Exit mobile version