Foto: Marco Favero / Arquivo / SECOM
O Governo do Estado acaba de implantar duas câmeras com tecnologia de reconhecimento facial no principal aeroporto de Santa Catarina. A parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e o Floripa Airport visa reforçar as ações de segurança pública, ampliar a capacidade de monitoramento e contribuir de forma mais eficaz para a localização de pessoas com mandado de prisão em aberto e de pessoas desaparecidas.
O governador Jorginho Mello conferiu pessoalmente os equipamentos e destacou os benefícios da tecnologia para ampliar a segurança da população. “O reconhecimento facial começa a se tornar uma realidade em todas as regiões do estado, com milhares de câmeras espalhadas pelas cidades, com o objetivo de identificar aqueles que estão devendo à Justiça. Agora, todo mundo que chegar aqui com prisão em aberto vai ser guardado. A bandidagem que fique alerta, pois para esse tipo de gente não é seguro vir para Santa Catarina”, salientou o governador.
Os equipamentos foram instalados de forma estratégica, sendo uma câmera no desembarque nacional e outra no desembarque internacional. Ambas operam de maneira integrada ao servidor da SSP-SC, que concentra o banco de imagens oficial do estado, composto por registros faciais de indivíduos com ordens judiciais de prisão vigentes e de pessoas cadastradas como desaparecidas.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, explica que o sistema funciona de forma automatizada. Ao identificar uma face compatível com os dados existentes, é gerado imediatamente um alerta, que é encaminhado ao 4º Batalhão de Polícia Militar. A unidade é responsável por realizar as validações necessárias para confirmar a procedência da informação, reduzindo os riscos de abordagens indevidas ou falhas operacionais.
Após a confirmação, uma guarnição policial é acionada para a verificação presencial. Nos casos em que for constatada a existência de mandado de prisão ativo, o indivíduo é detido conforme os procedimentos legais. Já nas ocorrências envolvendo pessoas desaparecidas, o encaminhamento é feito à delegacia competente, assegurando o suporte adequado às famílias e a continuidade das investigações.
“Com eficiência consolidada nos diversos testes de viabilidade técnica realizados no ano passado, a tecnologia de reconhecimento facial já representa um reforço considerável para as forças policiais no combate à criminalidade. Trata-se de mais um avanço no uso da tecnologia a favor da segurança pública, que integra inovação, cooperação institucional e resposta rápida, com foco na proteção da população e no aumento da eficiência das forças de segurança”, destacou o secretário.
Foragido é identificado no centro da Capital
Um homem com mandado de prisão em aberto no estado do Mato Grosso do Sul, pelo crime de tráfico de drogas na fronteira Brasil/Paraguai, foi detido nesta terça-feira, 13, na região central de Florianópolis, após ser identificado por uma câmera com tecnologia de reconhecimento facial. Foi emitido um alerta no sistema da SSP-SC e uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para efetuar a abordagem.
Durante a revista pessoal, o indivíduo identificado pelo sistema foi flagrado com documentos falsos em nome de outra pessoa. Em diligências complementares, a guarnição conseguiu identificar o verdadeiro nome do suspeito e a existência de mandado de prisão ativo em seu desfavor.


