Estudante formado em Direito pelo programa Universidade Gratuita destaca importância das contrapartidas: “excelente oportunidade de experiência prática”

Foto: Divulgação/Secom GOVSC

Desde o segundo semestre de 2025, quase 4 mil egressos estão aptos a retribuir investimento do Estado em forma de contrapartida para a sociedade catarinense

O programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina, está transformando o estado, proporcionando que estudantes sem condições financeiras possam estudar no curso que sempre sonharam sem pagar nada. Como contrapartida ao investimento realizado, os profissionais trabalham na área de formação após a conclusão do curso, beneficiando também a sociedade catarinense.

“É um programa que só tem em Santa Catarina e está fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Com as contrapartidas, mais um dos objetivos do programa se cumpre, que é beneficiar também a população catarinense com a prestação de serviços de profissionais de diversas áreas que puderam fazer a graduação graças ao Universidade Gratuita”, ressalta o governador Jorginho Mello.

É o caso de João Paulo Flor de Azevedo, formado em Direito na Univali, com o benefício do Universidade Gratuita. Ele relata que estava passando por dificuldades financeiras quando soube da existência do programa e que a iniciativa foi primordial para que a conclusão do curso fosse possível.

“Fui bolsista no último ano de graduação, para mim foi muito importante para resolver a parte financeira. Precisei diminuir a grade, reduzir as matérias por causa do custo. Se não fosse o Universidade Gratuita, eu, com certeza, precisaria esticar mais ainda a minha graduação. Dá um respiro, uma paz para a gente seguir os estudos e concluir o curso”, conta João.

Foto: Divulgação/Secom GOVSC

Com o diploma na mão, ele trabalhou na área de Direito logo após finalizar a graduação. Além da retribuição do investimento feito pelo Estado e contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina, João destaca a importância da experiência para um profissional recém-formado estar mais preparado para a entrada no mercado de trabalho.

“É uma excelente oportunidade para nós porque as atividades liberadas são especificamente para os nossos cursos. É importante para o aluno ter essa experiência na prática, de atender pessoas, de resolver problemas em diversas áreas e também o auxílio à resolução dos problemas da sociedade”, destaca.

Atualmente, juntamente com o Fumdesc, o programa Universidade Gratuita proporciona que mais de 57 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas catarinenses cursem a graduação com o apoio dos programas do Governo de Santa Catarina. Do total de contemplados, 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais e 85% faz esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.

Transforma SC

Desde o segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados no ensino superior com benefícios concedidos pelos programas Universidade Gratuita e Fumdesc estão aptos a prestarem suas contrapartidas pelo Transforma SC. O programa é responsável por acompanhar esta retribuição do investimento feito pelo Governo do Estado na formação superior em prol do desenvolvimento da sociedade catarinense, como aconteceu com o João.

“Sou eternamente grato, porque se não fosse o programa Universidade Gratuita, eu não iria conseguir concluir o meu curso de Direito. E concluindo o curso, abre portas, o estudo abre portas. Mudou a minha vida, não só profissional, mas pessoal também”, finaliza João.

Inscrições abertas

As inscrições para novos candidatos estarão disponíveis a partir desta sexta-feira, 16, às 14h, e vão até o dia 27 de janeiro, às 19h. O primeiro passo é fazer o cadastro no sistema, utilizando o cadastro gov.br, e entregar os documentos comprobatórios para as instituições universitárias para análise e validação.

A etapa seguinte já inicia no dia 28 de janeiro. Nesta fase, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes. Caso haja necessidade de alterações ou correções dos dados informados na inscrição, os estudantes poderão fazê-las entre os dias 9 e 11 de fevereiro. Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no site dos programas.

“O governador Jorginho Mello criou o programa Universidade Gratuita para transformar vidas de estudantes, famílias e também da sociedade catarinense, juntamente com o Fumdesc. E isto já está acontecendo, com 57 mil benefícios concedidos em apenas dois anos. Estudantes, fiquem atentos às datas e aos requisitos para não perder essa grande oportunidade de fazer a graduação”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.