A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal deram continuidade neste fim de semana (17 e 18 de janeiro) as ações de ordenamento urbano, fiscalização e combate a flanelinhas e ao estacionamento irregular no âmbito da Operação Verão. As ações apreenderam mais de 80 caixas de som nas areias das praias do Rio, o que é proibido, e resultaram também em mais de 11 toneladas de produtos irregulares apreendidos nas areias e no calçadão. Entre os principais itens estão carrocinhas de ambulantes sem autorização, garrafas de vidro, churrasqueiras e carrinhos de carga. Mais de 50 motos elétricas e ciclomotores foram rebocados por estarem estacionados irregularmente sobre o calçadão.
A Operação Verão, iniciada pela Prefeitura do Rio no dia 05 de setembro de 2025, conta com mais de 1.000 agentes. As ações são auxiliadas por drones e agentes da Seop atuam no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) para orientar agentes que atuam nas ruas. Em único ponto de Copacabana, os servidores municipais apreenderam cinco motos elétricas que estavam sendo alugadas sem qualquer tipo de autorização na Avenida Atlântica. O responsável cobrava R$ 70 por um passeio de 30 minutos.
As equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI) abordaram somente neste fim de semana um total de 518 pessoas. As ações aconteceram com o apoio de assistentes sociais e 27 cidadãos aceitaram o acolhimento municipal. Outras 123 pessoas tiveram seus históricos criminais checados e quatro foram conduzidos para delegacias. Os agentes ainda apreenderam mais de 80 facas ou objetos perfurocortantes e itens para o uso de entorpecentes. Na Praça Júlio de Noronha, no Leme, ainda no sábado, agentes desmobilizaram um ferro-velho que funcionava a céu aberto com balança no local. Todo o material foi apreendido e os responsáveis levados para a delegacia.
Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, agentes do Programa Rio + Seguro prenderam um homem na esquina da Rua Dias da Rocha após ele atacar pessoas que se recusaram a ajudá-lo com dinheiro para se alimentar. Ele ainda quebrou o vidro de um ponto de ônibus e buscava agredir mais pessoas com pedras e um pedaço de pau. Ele foi contido, algemado e conduzido para a 12ª DP (Copacabana) na tarde de domingo.
As ações da Seop e da GM ainda tiveram desdobramentos em outros pontos da cidade em função de eventos na Marina da Glória, partida de futebol em São Januário e a Feira da Glória. Ao todo, a Seop e a GM aplicaram mais de 1.050 multas por infrações diversas de trânsito. As equipes ainda removeram 66 veículos estacionados de maneira irregular. Os agentes da GM envolvidos na operação distribuíram cerca de 300 pulseiras de identificação nas praias e também nos parques da cidade. Graças a esse serviço, foi possível realizar o reencontro de três crianças e adolescentes com seus responsáveis.
Além da orla nas zonas Sul e Sudoeste, a Operação Verão também é realizada no Parque Madureira Mestre Monarco, Parque Radical de Deodoro, Parque Oeste, Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Olímpico Rita Lee e o Parque Carioca da Pavuna; além da orla da Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá. A ação envolve as Secretarias de Ordem Pública (Seop), CET-Rio, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes.
Prisão no Leme
Agentes da Guarda Municipal do Rio ainda prenderam de um homem por lesão corporal contra duas mulheres, sendo uma adolescente de 16 anos, no Leme. A prisão em flagrante foi realizada no sábado dentro de um ônibus de turismo que estava retornando para o Estado de Minas Gerais. O homem de 37 anos é tio das vítimas e, segundo relato da mãe delas, estava dando sinais de alteração desde a partida de Minas. O caso foi registrado como lesão corporal na 12ª DP (Copacabana).
Categoria:



