29 de janeiro de 2026
9:10
Por: Rose Campos

Fotos: Eduarda Lopes/Secom
A Secretaria da Educação de Sorocaba (Sedu), em parceria com a AJG, promove uma formação para Profissionais de Apoio Escolar (PAEs) e Técnicos de Enfermagem que atuam nas instituições educacionais municipais. Ao todo, 662 profissionais participam da capacitação, divididos em turmas de manhã e à tarde.
A formação ocorre de 21 a 30 de janeiro, em formato híbrido, com atividades presenciais na E.M. “Oswaldo Duarte” e conteúdos online, pela plataforma Moodle, com acesso a materiais de apoio e espaço para o esclarecimento de dúvidas.
Com 15 módulos, a programação aborda temas como Educação Inclusiva, combate ao capacitismo, primeiros socorros, ética profissional, apoio nas atividades escolares e desenvolvimento infantil.
“Essa formação fortalece o trabalho desenvolvido nas unidades e valoriza os profissionais que atuam diretamente no suporte aos estudantes, contribuindo para uma rede cada vez mais preparada e inclusiva”, afirma o secretário da Educação, Fernando Marques.
A Andréa Tichy, coordenadora Administrativa da Sedu também fala sobre a relevância da iniciativa. “É extremamente importante que todos os profissionais da educação tenham o mesmo conteúdo formativo quanto à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da nossa rede”.
A gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria, Michele Loriano, por sua vez, destaca a estratégia utilizada para essa formação. “Esse plano foi pautado nas necessidades reais da nossa rede, sempre mantendo uma escuta ativa às demandas trazidas por todos os profissionais, independentemente da função e atuação no ambiente educacional”.
Os profissionais participantes também aprovaram a ação. Entre os participantes, a PAE Alessandra de Souza Freires, da E.M. “Irineu Leister”, destacou: “O que dizer dessa formação? Em uma palavra: necessária! A cada dia, cada palestrante vem compartilhando informações e aprendizados que são indispensáveis para o nosso dia a dia”, completou.
Com a iniciativa, a Sedu reforça seu compromisso com a formação continuada e com o fortalecimento de práticas inclusivas, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado aos estudantes da rede municipal.



