CAROS AMIGOS, FUTEBOL AO VIVO, TV E NOTÍCIAS

Legado da Rio 2016, Velódromo do Parque Olímpico é referência para atletas estrangeiros e da Seleção Brasileira de levantamento de peso – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Velódromo Olímpico – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Construído para os Jogos Rio 2016, o Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, não recebe apenas ciclistas. Suas instalações, administradas pela Prefeitura do Rio, via Secretaria Municipal de Esportes, se tornaram centro de referência de treinamento de levantamento de peso. Este mês, quatro atletas da seleção da Bélgica realizam um intercâmbio com brasileiros no local. E duas atletas que treinam no Velódromo foram convocadas para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em abril, no Panamá.

– O Velódromo é um exemplo de como o legado dos Jogos Rio 2016 continua ativo 10 anos depois do evento. Além de ser um espaço de excelência para treinamento de atletas de alto rendimento, de ciclismo e de outras modalidades, também cumpre papel estratégico no fortalecimento do esporte, contribuindo para a formação de novos talentos e recebendo atletas estrangeiros para intercâmbios esportivos – destacou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Sophia Massing e Maria Clara Ribeiro, ambas de 16 anos, realizam a preparação diária no Velódromo. A convocação para os Jogos Sul-Americanos da Juventude foi a coroação do trabalho realizado sob a orientação do técnico Diego Teixeira. Nos treinos, de segunda a sexta, elas contam com equipamentos usados nas provas de levantamento de peso dos Jogos Rio 2016, cedidos por empréstimo pela Marinha do Brasil.

– Nos esforçamos muito no Campeonato Brasileiro para conseguir o índice. Treinar no Velódromo, ao lado de atletas olímpicos que são uma inspiração, e usar equipamentos da Rio 2016 é uma motivação a mais. Também sonhamos representar o Brasil nos Jogos Olímpicos – afirmou Maria Clara.

Formado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pós-graduado em levantamento de peso, o treinador Diego Teixeira começou a dar aulas voltadas para o alto rendimento em 2018. Hoje, ele treina 15 atletas de alto rendimento no Velódromo.

– Elas são bem dedicadas. Nosso objetivo é construir a carreira delas para que os melhores resultados venham na fase adulta. Ter um local de treinamento desse porte, com equipamentos olímpicos, ajuda muito.

Além de impulsionar talentos nacionais, o Velódromo Olímpico também é ponto de referência internacional. O espaço recebe este mês a seleção olímpica de levantamento de peso da Bélgica para um intercâmbio técnico e esportivo.

– Conheci a atleta Ilke Lagrou e a treinadora Bieke Vandenabeele durante a classificatória para Paris 2024 e estou muito feliz em recebê-las no Rio. Essa troca de experiências reforça os valores olímpicos e é muito boa para todos. A troca de experiências com atletas e treinadores estrangeiros amplia horizontes, eleva o nível competitivo e fortalece o levantamento de peso brasileiro no cenário global – disse Laura Amaro, brasileira que conquistou o bronze na categoria 81 kg do levantamento de peso feminino nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. A atleta faz parte do Time Rio, parceria entre Prefeitura, COB e Comitê Paralímpico Brasileiro, que beneficia 60 atletas de alto rendimento.

Categoria:

  • 11 de fevereiro de 2026
  • Marcações: levantamento de peso Parque Olímpico Prefeitura do Rio Velódromo

    Exit mobile version