Com novo sistema, Secretaria de Estado da Educação busca consolidar bibliotecas escolares como espaços de acesso à informação e incentivo à leitura – Foto: Roberto Zacarias/Secom
Os bibliotecários da rede estadual de ensino de Santa Catarina estão realizando uma capacitação voltada ao uso do sistema Pergamum, uma das principais ferramentas de gestão de bibliotecas do país, entre esta segunda e sexta-feira, 15 e 19. O objetivo é capacitar os profissionais para utilizarem o software, que permitirá a criação de uma rede integrada de informações entre as bibliotecas escolares, possibilitando a otimização do gerenciamento do acervo, o controle de inventário, o registro de empréstimos e devoluções e também a renovação de materiais pelo aplicativo do sistema.
“Formações como esta são fundamentais para toda comunidade escolar, já que o conteúdo trabalhado impacta diretamente na ponta. As bibliotecas são parte essencial das escolas. Ampliar o acesso à pesquisa e estimular a leitura é fundamental para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
A adoção do Pergamum marca um passo importante para a modernização das bibliotecas escolares, com a padronização no acesso e na organização do acervo, além da produção de relatórios qualitativos e quantitativos que auxiliam no planejamento e na tomada de decisões.
Para a diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Carin Deichmann, o treinamento será essencial para potencializar o trabalho dos profissionais da área. “Com a formação, os bibliotecários estarão preparados para explorar ao máximo as funcionalidades do sistema, contribuindo para que as bibliotecas da rede estadual se consolidem como espaços de acesso à informação, incentivo à leitura e promoção da cultura. Isso impactará diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, qualificando ainda mais o ensino oferecido nas escolas”, ressaltou.

