Setembro Verde é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e Santa Catarina é referência nacional no assunto.
O estado registrou a maior taxa de doação do país no primeiro semestre deste ano, com 42,4 por milhão de população, enquanto a média nacional é de 19,5 por milhão de população.
A não autorização das famílias no estado também é uma das menores, com 28,4%, enquanto que a média nacional está em 45%.
O Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, é o grande destaque entre as unidades que mais viabilizam a doação de múltiplos órgãos em Santa Catarina nos últimos anos.
O neurologista e coordenador Hospitalar de Transplante da unidade, Diego Fagundes, explica as razões do sucesso da doação de órgãos no hospital:
SONORA
Após a confirmação da morte encefálica, a equipe da Coordenação Hospitalar de Transplantes atua na missão de salvar outras vidas.
O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, explica como funciona o processo para dar agilidade na doações:
SONORA
De acordo com a Central Estadual de Transplantes, foram realizadas 234 doações de múltiplos órgãos em todo o estado, com 69 instituições hospitalares integrando o Sistema Estadual de Doação.
Repórter: Marcos Lampert



