Gestão de suprimentos responde por 80% da redução no custo do gás e do transporte em 2025

Foto: Divulgação / SCGÁS

A Gerência de Suprimento de Gás (GEGAS) foi responsável por 80% da redução no custo do gás e do transporte em 2025. Esse resultado é fruto de um conjunto de ações estratégicas voltadas à gestão de contratos, negociação com fornecedores, otimização do portfólio de compras e excelência operacional. Essas medidas permitiram diminuir custos e ampliar a competitividade do gás natural em Santa Catarina.

Todas as medidas adotadas ao longo do período resultaram em uma queda de 46% no custo do gás e do transporte desde 2022, quando os preços atingiram seu pico devido à alta do petróleo no mercado internacional. É o menor custo desde o segundo semestre de 2021. “Esse é o resultado de um trabalho realizado com dedicação para encontrar soluções frente à queda no mercado e impulsionar o gás natural no estado”, afirma o gerente de Suprimento de Gás, Marcos Tottene.

A redução foi viabilizada principalmente pela eficiência da equipe de suprimento somada à variação favorável nas cotações do dólar e do petróleo Brent no mercado internacional. Essa combinação de fatores foi fundamental para repassar aos consumidores do mercado cativo catarinense uma redução de -12% na tarifa média em janeiro deste ano. No acumulado entre janeiro de 2023 e o mesmo mês de 2026, a redução da tarifa chega a 38%.

Entre as principais ações conduzidas pela GEGAS está a gestão de contratos de transporte. Após a alta do petróleo em 2022, causada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o consumo de gás natural no Brasil caiu. Como consequência, a SCGÁS continuou pagando por uma capacidade de transporte maior do que a utilizada, o que gerou encargos associados aos compromissos contratuais de retirada de gás. Em 2025, a Companhia conseguiu renegociar esses contratos com a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), após obter aprovação da proposta junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ajustando as condições à nova realidade do mercado.

Além disso, a SCGÁS negociou e firmou acordos de cessão de capacidade com comercializadoras, cedendo parte da capacidade contratada com a TBG que, em função da retração do mercado, não estava sendo utilizada. Essa operação reduziu a cobrança de compromissos contratuais e o custo de suprimento.

Na gestão dos contratos de suprimento, a SCGÁS negociou com a Petrobras e com a Galp a revisão das condições de compra de molécula de gás natural com foco na redução desses valores. Em 2025, a Companhia também realizou sua primeira operação de venda de gás no mercado de suprimento, permitindo a comercialização de saldos contratuais de molécula e reduzindo custos adicionais associados aos compromissos contratuais de retirada de molécula. A área também avançou na administração ativa do portfólio de suprimentos, com a renegociação de contratos, o balanceamento entre diferentes supridores e a tomada de decisões estratégicas de compra.

Outro destaque foi a atuação da equipe na operação e programação do gás natural. A SCGÁS registrou um Índice de Penalidades por Desvio de Programação de apenas 0,026%. A alta assertividade na previsão de consumo permite ajustar diariamente os volumes contratados e garantir maior eficiência no custo de suprimento. Esse monitoramento é realizado de forma contínua, 365 dias por ano, com o apoio de sistemas internos de predição de demanda e controle de volumes.

Os resultados refletem a alta qualificação técnica e o comprometimento das equipes da SCGÁS, como a GEGAS. A atuação eficiente dessa equipe, aliada ao planejamento e à negociação estratégica, tem sido fundamental para buscar a maior competitividade possível, garantindo equilíbrio operacional e contribuindo para entregar benefícios concretos aos consumidores catarinenses.