Fotos: Divulgação / CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou a primeira turma do programa Bombeiro Mirim adaptada para pessoas com deficiência, em Orleans, no Sul do estado. Os 45 formandos são alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Orleans e receberam os certificados em cerimônia no Centro de Convivência da Terceira Idade Emília Debiasi Pinter. Esse foi um projeto piloto, na área da Região Carbonífera, voltado à ampliação do acesso ao conhecimento e à participação de pessoas com deficiência em atividades educativas.
O Bombeiro Mirim é um programa educativo do CBMSC que já atendeu 33.720 alunos distintos em 122 municípios, com 1.178 turmas formadas, e ensina prevenção de acidentes, acionamento dos serviços de emergência, primeiros socorros, segurança contra incêndio e segurança em desastres. Só em 2026 foram 3.045 alunos.
Para a turma da Apae, formada por jovens e adultos com deficiências físicas e intelectuais, transtorno do espectro autista e síndromes, o conteúdo e a forma de ensinar foram reformulados.
“Era uma ideia que a gente vinha trabalhando há tempos e, neste ano, conseguimos executar. Mudamos um pouco o formato do programa, deixando-o mais visual e facilitando o acesso às informações para eles”, explica a cabo Amanda Ribeiro, instrutora do programa.
Segundo a associação, o resultado já aparece no básico. “Eles já decoraram que o número é 193, e isso nos traz até um conforto, pois já sabem que, em caso de emergência, o bombeiro deve ser chamado”, afirma a diretora da instituição, Tháicy Figueiró Debiasi Scotti. Ela destaca que o programa, até então voltado a alunos sem deficiência, passou a incluir esse público a partir das adaptações.
A cerimônia teve participação dos próprios alunos. Uma banda formada por estudantes da Apae acompanhou a execução do Hino Nacional, e um grupo se apresentou ao som de Billie Jean, de Michael Jackson.
Ao final, os 45 participantes receberam seus certificados de formação no programa Bombeiro Mirim. O encerramento foi com o tradicional banho de mangueira, feito com o caminhão dos bombeiros.


